09 fevereiro 2006

Addcomm acelera no início do ano

Projeto de Arquitetura de informação para o novo portal da Petrobras, campanha web para Roche, campanha para Hipoglós (da Procter & Gamble) e nova campanha web para Wellaton aceleraram o início deste ano na Addcomm. A turma está trabalhando pesado para esses clientes maravilhosos! Eles se somaram ao recém-conquistados Lafarge Gypsum e Solange Amaral. Parabéns do Edgard para todos!!!

Brasil 1 dispara em estatísticas

O Brasil é a terra do futebol? Então o Brasil da web é a terra da vela. O site do Brasil 1 (www.brasil1.com.br) é um dos maiores sucessos de estatísticas da Addcomm. Para se ter uma idéia, de outubro (período pré regata) até o final de janeiro último, o site pulou em pageviews em 911% de crescimento. As visitas aumentaram 263%. Visitantes novos em 168% e os visitantes fiéis, aqueles que regressam sempre, em 303%. Só para citar algumas.

É... navegar na web é também um sucesso para o nosso V70 que disputa pela primeira vez, representando o Brasil, a "Fórmula 1" da vela. Além de tudo o site está com home nova e já na próxima perna (larga de Melbourne) quem não tem acesso ao Virtual Spectator, o programa que a organização disponibiliza para acompanhar a regata em tempo real (mas que exige um computador bem "parrudo") terá o quadro de atualizações diárias já na home. Uma promoção com prêmios também promete agitar a torcida com prêmios para esperar a chegada do barco aqui no Brasil, com uma mecânica que vai alastrar ainda mais o Brasil 1 pela web.

E, por falar em torcida, não deixe de se associar ao Boteco 1. O que é o Boteco 1? É a torcida do Brasil 1, que todo dia marca ponto no blog, hora após hora e até madrugada adentro no plantão (de verdade!!!) falando de vela, brincando e se divertindo. Vá lá que é gostoso conviver e ainda vai aprender de vela. Grande sacada do pessoal que habita o blog: Boteco 1, não perca esta dica! É só clicar no link do blog.

05 fevereiro 2006

Brasil 1 - Um épico brasileiro faz história no mar e na web

Trabalhar no projeto do Brasil 1 - como a agência web e parceira do projeto nessa área - tem sido mais do que um trabalho constante para melhorar a qualidade da informação do site, de prestar atenção nas necessidades do público que o frequenta. Temos aprendido muito sobre perserverança, trabalho de equipe. Sobre esperança que transforma. Além de ser um cliente extremamente exigente, de uma sensibilidade e uma educação exemplar, a equipe do B1 tem sido algo mais para a Addcomm. Talvez não saibam mas temos aprendido muito sobre vela mas, principalmente, sobre como homens podem escrever seu nome na história porque acreditam em sonhos.

Na regata local, que valia pontos, realizada na madrugada de sexta para sábado último, tivemos uma prova disso. Depois de ter o mastro quebrado em pleno mar na segunda perna (quase como um avião perder a asa em pleno vôo) e recuperar as velas que foram lançadas ao mar eles embarcaram o casco em uma carreta em uma corrida louca contra o relógio para chegar a tempo de participar da regata local em Melbourne. Atravessaram milhares de quilometros no deserto australiano para , em Melbourne, encontrar o mastro reserva que tinha embarcado de Londres. Depois desse esforço nossa tripulação entrou na água para liderar dois terços da regata e ser traída, no finalzinho, por um problema hidráulico...

Não foi justo. Até hoje tenho no fundo de tela do meu computador a imagem que considero emblemática de todo o projeto: a carreta com o B1 em cima. Ao lado, só deserto, deserto. O sertão virando mar? Com certeza. E homens quase conseguindo controlar a velocidade do tempo. Quase, porque o fizeram a tempo de competir. Mas o tempo é inexorável e o problema hidráulico veio para nos mostrar que não o controlamos. Mostrar a nossa tosca humanidade.

Mas se o Brasil 1 tivesse vencido poderia dizer que tinha conseguido uma façanha divina de controlar o quase não tempo. Não daria tempo de chegar a Melbourne, não daria tempo de preparar o barco e ajustar o novo mastro. E deu tempo para tudo. Só não deu para ganhar. Mas deu para liderar e deixar na torcida brasileira mais e mais a sensação que somos mesmo, antes de tudo, fortes. Senti-me privilegiada por ter tido a oportunidade de estar nesse barco com o comandante Torben, antes da largada (leia o Post aqui mesmo no blog )

Do nosso lado, no plantão da madrugada, a equipe Addcomm velejou sem sair da frente do monitor. Ouvindo pelo aúdio oficial a transmissão tanto em inglês como em espanhol, conversando e ajustando a publicação de posts no blog junto com a ZDL - empresa que cuida da divulgação da Regata - e cuidando para que o servidor aguentasse o pico de acessos ao site de um torcida maravilhosa que se formou no blog do site (não deixem de conhecer a turma que habita o blog, são personagens maravilhosos. Não fosse pela própria trajetória do B1 na regata, só pela turma entusiasmada que está lá, criando uma comunidade de leigos e velejadores, já seria interessante ir conhecer. Aproveite e tome uma cerveja com eles). Clique aqui e vá direto lá.

Do nosso lado, Graças a Deus deu tudo certo. O servidor aguentou como prevíramos. Fui dormir junto com minha equipe depois de 4 e 30 da madrugada ... a regata tinha acabado. E nós, que trabalhamos o dia inteiro duro e, enquanto trabalhávamos já na madrugada torcíamos intensamente, estávamos como se tívessemos subido e descido as 24 velas do barco durante toda a noite: exaustos. Por um momento chegamos a imaginar: vamos ganhar e amanhã o B1 será a noticia do Brasil!!! Vai ter que providenciar mais banda, mais processamento nas máquinas onde o portal está hospedado. Já pensávamos na contingência maravilhosa. Mas não deu. Mas, valeu Inajá (nossa TI) e equipe, Cristiane e Juliana (nosso atendimento ao projeto). Mas continuamos no trabalho e na torcida. Vai dar!

Do pessoal da Addcomm, vai o abraço e o apoio para a equipe do B1. Para a torcida maravilhosa do blog é dizer a eles que colocamos lá sempre tudo o que podemos e tudo o que as regras da competição nos permitem. E que vem muita coisa boa por aí, com promoção, prêmios e mais áreas novas no site. É aguardar! Ainda estamos apenas na terceira perna!!! (Risoletta Miranda)

02 fevereiro 2006

Curva ascendente

Segundo a Webshopper, a venda de bens de consumo vendidos na internet, apontou crescimento de 43% de 2004 para 2005. O faturamento do varejo eletrônico no último ano foi de R$ 2,5 bilhões, para 2006 a expectativa é que alcance R$ 3,9 bilhões. Desde 2001, data em que o estudo começou a ser realizado, o varejo eletrônico cresceu 355%.

Esses números mostram que o Brasil apontou na reta de aceleração!