22 outubro 2006

Salão da Nissan na Web!

Se você é um daqueles que tentou entrar no Salão do Automóvel e ainda não conseguiu. Se você é um daqueles que não está em SP e está louco para saber as novidades. Se você é apaixonado por carros bonitos e também gosta de ver um site bonito... Então, chega de esperar. Você pode ver as novas "feras" da Nissan no site criado pela Addcomm para nosso cliente. Vai curtir a ousadia do design do carro conceito Zaroot. A maravilha que é o Murano, o Tiida, enfim, todos os carros da Nissan que vão fazer (e já fazem) sucesso nas ruas. O site tem um pequeno ambiente para cada carro (e cada um com uma trilha sonora diferente!). E para quem vai ao salão o site ainda oferece a chance de você fazer uma bela foto nos carrões Nissan, vê-la publicada no site e ainda enviar viral para matar os amigos de inveja ;-)

O site do salão que traz para a web o clima do stand da Nissan foi um super trabalho da equipe Addcomm que, literalmente, trabalhou noite e dia, em curto espaço de tempo, para que tudo ficasse perfeito na data. O resultado nos deixou felizes! Conheça o site: www.nissan.com.br/salao.

14 outubro 2006

Jubaton no DDR para as crianças

Um hotsite muito animado onde o internauta precisa mostrar que é bom de DDR (Dance Dance Revolution) Virtual e de fazer uma frase gostosa. É assim que a Garoto comemora o Dia das Crianças com seus consumidores mirins sob o comando do Jubaton, o divertido e amigo personagem. Divirta-se com mais essa delícia da Garoto. E tudo isso vale muitos Batons de prêmio! Para acessar www.garoto.com.br.

Sentidos na Comunicação

Todo o tempo os estudiosos e pesquisadores se interessam pelo comportamento humano. Como vestir, como comer, como comprar, como viver...
São dúvidas e respostas que hoje auxiliam as empresas a planejar suas ações de comunicação a alcançar suas metas. A pesquisa de mercado é uma forte ferramenta para isso. Mas como usá-la de forma a contribuir para isso e como não transformá-la em mais um documento perdido?

Antes vamos analisar algumas confirmações:

  • antes o marketing e publicidade eram baseados nas funcionalidades dos produtos e serviços...é só ver propagandas antigas para comprovar isso. Hoje isso mudou estamos vivendo num mundo de comunicação emotiva, onde a propaganda tem um apelo muito mais emocional para capturar a atenção dos consumidores de forma mais sensorial.
    - hoje existe muito pouca diferença entre os produtos, a similaridade é muito maior, portanto a escolha é muito difícil.

Vamos ver também, algumas perguntas:

  • por que o consumidor escolhe a marca do concorrente e não a minha?
  • por que alguém compraria uma garrafa de R$ 12 mil?
  • por que a periferia do Rio de Janeiro gosta de ouvir música Funk e de São Paulo ouve outro tipo de música?

A etnografia era uma tendência e hoje é uma realidade. Etnografia? Pois é....a observação e as entrevistas detalhadas e feitas em profundidade são as armas que o estudo etnográfico realiza. Pensa que é fácil sair por aí fazendo perguntas e olhando as pessoas? Não é bem assim. A etnografia precisa ser feita por pessoas com experiência e visão aguçada, por exemplo: você vai à casa de alguns consumidores, que obviamente devem ter aceitado o convite a participar, para observar seus hábitos diários, gostos, compras feitas, locais de diversão, etc. Mas elas sabem que você está lá, portanto suas atitudes não são 100% reais, concorda? Eles vão querem aparecer bem vestidas, mais educadas e realizar ações mais aceitáveis. O pesquisador tem que saber diferenciar quais atitudes são mais reais e quais mais fantasiosas.

Outro assunto muito ligado à etnografia é a antropologia. Mas o que isso tem a ver com a comunicação? TUDO. Daí é que vamos absorver muitas informações para responder as perguntas feitas.

Vamos a outro ponto que está muito ligado a tudo isso que conversamos: LOVEMARK. Qual a sua lovemark? Apple, Harley Davison, BMW, Gucci, Zippo....essas são lovemarks de muitas pessoas. E essas grandes marcas não foram “compradas” pelos consumidores pela funcionalidade e sim apelo que a marca traz na sua cabeça. Emocional, sensorial...lembra?
Outro exemplo: quando você está andando num shopping e de repente sente cheiro de pipoca. O que você imediatamente pensa? Cinema, filme. Muitos estudos mostrar que o cheiro é um dos sentidos humanos com maior lembrança e importância na vida. Você sabia que o som que as motos da Harley Davison fazem ao andar é patenteado? Você sabia que as aeromoças e as aeronaves de uma companhia área americana tem seu próprio cheiro? Sensorial, emocional...tá começando a acreditar, né?

Daniel Gunji (Diretor de Novos Negócios - Addcomm)

07 outubro 2006

Talento Cream. Uma delícia no ar! E com Ipod!

No ar mais uma delícia de trabalho da Addcomm: o concurso cultural "O Talento que existe em você". Num minisite delicioso onde as imagens do chocolate fazem você ficar louco para comer um Talento Cream (mais uma delícia dessa "família" de tabletes Talento, da Garoto, que tem variações que são um sucesso), você tem a chance de criar um filminho de sonhos, com takes de chocolates e avelãs. Além disso, personaliza com frases sobre Talento Cream e aí começa o melhor da brincadeira: você manda o filminho para os seus amigos votarem nele! Quem fizer mais pontos pode ganhar prêmios como Ipod's de todos os tipos: vídeo, nano, shuffle! Relógios exclusivos. E, o que conta muito também: kits de Talento Cream. Mais um trabalho com toda a marca da equipe Addcomm. Parabéns para as equipes de criação, atendimento, AI, TI e Planejamento.


A campanha faz parte da estratégia de lançamento do produto e tem peças sendo veiculadas na web! Na aprovação do cliente temos Karla Simonetti, gerente de produtos.

www.garoto.com.br é o lugar dessa delícia!