A nova web já existe há um bom tempo, sabia? Web 2.0 é uma evolução natural da própria web e das pessoas que se relacionam com ela, no papel de clientes, consumidores, usuários e profissionais. É um conjunto de conceitos, mais do que novas tecnologias.
Por João Pereira.
Neste mundinho lindo que Deus nos deu (pena que poucos o notem), tudo muda. Pois bem, olhem aí o burburinho da nova web, essa tal de web 2.0, onde nunca foram tão patentes os impactos das descobertas, das tecnologias e serviços. Nossa história tem início na reunião entre O’Reilly Media e MediaLive, com o cunho do termo e o surgimento das primeiras conferências sobre o assunto, isso lá em outubro de 2004. A idéia da nova web é sedutora, o termo ganhou destaque e conseqüente adesão, virou “buzzword”. Mercado, empresas e profissionais começaram a se movimentar em direção a tão comentada web 2.0. E aí aparecem as primeiras discussões acerca do termo, umas favoráveis, outras nem tanto.
Ainda há aqueles preocupados em alcançar algum lucro com o marketing por trás do nome, que crêem na web 2.0 como revolução, desejando aproveitar o momento e fazer sucesso. Espera-se que daqui a algum tempo não surja uma web 3.0, aí... ploc!, uma nova bolha estoura. Então, lembrem-se: aqui tudo muda. Mas basta de alarmes, o futuro nos reserva algo de melhor.
Porque web 2.0 não se trata de revolução, mas de evolução. De uma evolução natural da própria web e das pessoas que se relacionam com ela, sejam clientes, consumidores, usuários ou profissionais. Mais do que um apanhado de novas tecnologias, a web 2.0 é um conjunto de conceitos, que estão sendo divulgados com sucesso pelos entusiastas da nova web.
Eis aí um grande mérito da web 2.0: transformar o velho, em novo.
Explico-me rapidamente. Alguns conceitos da web 2.0 existem há um bom tempo, mas por alguma razão não foram devidamente fomentados, talvez por falta de suporte tecnológico, ou de visão daqueles que se relacionavam com o meio. Realmente, talvez a grande sacada não seja simplesmente tecnológica, mas sim humana; vivemos na Era da Informação e parece que só agora despertamos para este mundo, estamos a descobrir a nossa voz, a falar e a ser ouvidos. Antes dependentes dos veículos tradicionais e formadores de opinião (muitas vezes até parciais), agora experimentamos um ambiente em que todos têm a sua vez, todos se fazem ouvir.
Inteligência colaborativa, democratização e descentralização da informação são alguns dos conceitos que começaram a ganhar destaque, e são idéias por demais importantes, que irão mudar nosso mundo e a forma na qual interagimos com ele. É só, por exemplo, observar o sucesso das aplicações sociais: Orkut, Flickr, Del.icio.us, YouTube, entre tantas outras.
Há uma necessidade primária em nos comunicarmos, de expressarmos emoções, de compartilharmos experiências e conhecimentos; nada melhor do que um canal livre e democrático, onde em princípio não há donos, para extravasarmos todo este potencial humano e, no fim das contas, simplesmente nos comunicarmos. É, essa coisa toda da web 2.0 veio bem a calhar.
Bom, aos que ainda não estão familiarizados com “a nova velha web” e seus conceitos, deixo dois ótimos links. Leitura recomendada.
Você sabe o que é Web 2.0? Nossos clientes também não.,., por Mauro Amaral, Cris Dias, Fabio Seixas, Humberto Oliveira e Rafael Apocalypse. Possivelmente um dos melhores textos, escritos em português, conceituando de forma didática a nova web e os seus princípios. Com certeza, vale a pena.
What Is Web 2.0, por Tim O'Reilly. Um artigo longo, porém indispensável. Ademais, foi onde tudo começou.
É chegada a hora de finalizar meu texto, não sei ao certo se você, leitor, é profissional da área, ou curioso, seja como for, saiba que nossa web está mudando, sempre e em constante evolução. Eu e você vamos, também, amadurecendo e compreendendo melhor o mundo em que vivemos, absorvendo novas idéias e, o mais importante, nos faremos notar.
Temos todo o potencial de ser uma voz ativa, bastará exercê-lo.
30 junho 2006
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