31 janeiro 2009

Clima de Páscoa











A gente já tá vivendo o clima de Páscoa há algum tempo porque estamos fazendo um site maravilhoso para a Garoto, uma tradição anual. Mas na semana que passou a gente pode viver ainda mais de perto o clima, a força dos produtos e a delícia que vai ser a Páscoa. Participamos da Convenção Anual e de Páscoa da Garoto com direito a muito chocolate, novidades e alegria. Acompanhe as fotos do evento e da equipe da Addcomm (estiveram lá Rizzo - sócia e diretora -, Amauri, diretor de atendimento e novos negócios e Claudio Romano, Atendimeto). Nas fotos aparece o time de marketing da Garoto. Essa Páscoa, acreditem, vai arrepiar! E aguarde a campanha digital!

24 janeiro 2009

Campus Party #8 - Painel sobre Novas Tendências em Aplicações Sociais

O painel sobre Tendências em aplicações sociais foi apresentado por Manoel Lemos (WebCo).

Ele começou falando sobre os pontos que fazem sentido nas aplicações sociais: relevância; de-friending, que nada mais é que cancelar amizades; exclusividade, onde o usuário só passa a informação pra quem ele acha importante; bagunça de agregação de conteúdo; informação de tags, um facilitador de análise semântica.

Manoel falou sobre cloud computing, uma nova tendência onde o usuário passa a usar a capacidade computacional alocada por demanda podendo atingir escalas nunca pensadas.
Um ponto que ele tocou foi uma mobilidade mais social., onde há muitas aplicações que permitem noções de localização, livestreamings de todas as coisas, sensores cada vez mais modernos, a falta de privacidade, a conectivade entre objetos e pessoas e a mídia na mão do usuário (3G + cloud computing).

Para ele, os widgets são funcionalidades em conjunto que são distribuídas para os usuários. Oferecem marketing, fragmentos de sites e de serviços e aplicações completas, que podem ser usadas em qualquer lugar: blogs, sites, social networks, desktops, mobile e tv.

A conclusão do painel, para o palestrante, foi que cada vez mais percebemos que quem está na linha de frente da web agora são pessoas de verdade que fazem grandes coisas e geram grandes diferenciais.


::adellearaujo

Campus Party #7 - Painel sobre Mídias Sociais nos Portais

O painel de mídias sociais nos portais foi composto por Caio TúlioCosta (IG), Guilherme Ribenboim (Yahoo! Brasil), Paulo Castro (Terra), Juarez Queiroz (Globo.com) e Osvaldo Barbosa (MSN Brasil) e teve como moderador Manoel Fernandes (Revista Bites).

Para começar, o representante do portal Terra relatou a razão da mudança no seu visual e a nova "roupagem" do site. O novo formato foi construído com base nas critícas diárias que eram recebidas por eles. Aconteceu, então, uma revisão com a solução dos pontos chaves problemáticos.

Esse novo formato permitiu que o usuário pudesse contribuir com o envio de textos, vídeos e fotos, além de compartilhá-los com outras pessoas. Isso permitiu uma comunicação mais aberta e fez com que o usuário se sentisse livre.

Já o representante do Yahoo! falou que com tantas pessoas gerando conteúdo, uma das decisões foi que esses conteúdos deveriam fazer parte do próprio Yahoo!. Ou seja, eles os integram e até dão destaquena home, o que incentiva bastante o usuário.

O representante do IG contribuiu falando que as pessoas precisam de referências, não dá pra acreditar só em blogs e microblogs. O usuário precisa de um centro de referências, ao invés daquilo que ele mesmo está criando.

Para eles, a função do portal é de organizar o conteúdo, dar visibilidade. Eles oferecem, dispõem e entregam todas as ferramentas que estimulam a contribuição do usuário.

Sobre a receita dos portais em cima da publicidade, eles explicaramque primeiro deve-se entender como se encaixa o modelo de determinado portal para ter uma receita que cubra os custos e seja relevante. O conteúdo da publicidade deve dizer alguma coisa, deve expressar o que o anunciante quer dizer e principalmente: despertar o interesse dos internautas.

Um dos desafios dos portais é tranformar o trafego em algo que não seja intrusivo pro usuário e que dê retorno pro anunciante. Eles citaram o case Pedigree, que fechou parceria com o Yahoo!, com o Google e com o MSN e criou comunidades sobre adoção de cães. Dessa forma, eles distribuiram o conteúdo através do uso da ferramenta social.

Para fechar, eles falaram sobre a mídia social inserida nas empresas, que estão preocupadas com o que estão falando delas, e que as agências que cuidam precisam ficar preocupadas em atender o que o usuário está buscando. Isso é necessário pois o sucesso não é separar para conquistar e sim unir para conquistar, ou seja, é preciso levar a mídia social para onde o usuário se encontra.


::adellearaujo

22 janeiro 2009

Campus Party #6 - Onde comer, o que ver e pessoas figuras.

Hoje passeamos pela Campus Party, já que perdemos as duas palestras da nossa agenda. Uma, por confusão de horários, a outra por não ter o fone de ouvido da tradução simultânea.
Primeiro, um passeio pela parte aberta do evento. Sim, sim! Até hoje qualquer pessoa pode entrar na parte aberta de graça e a partir de amanhã isso custará R$5,00.
Quando saimos aqui da arena, passamos pela catraca e chegamos na praça de alimentação. Lá temos algumas lanchonetes que não fazem débito, ou seja, estão completamente descartadas, e outras três que fazem. São elas: o espetinho Mimi, o Rei do Mate (não faz débito em cartões de chip) e o Di Nardi. Além disso, temos aqueles amendoins Bavarian e os churros de R$ 3,00.




Saindo da praça de alimentação, temos a feira de exposições. Alguns estandes são disputadíssimos (como o de games) e outros são bem vazios. Encontramos por lá o stand do Flickr, que tem uma mecânica bem interessante. O usuário pode escolher entre navegar com uma tag ou por um flickr que possua mais que 150 fotos. Dentro do túnel, as fotos referentes à tag escolhida aparecem e no final ele tira uma foto.



O stand da Telefônica apresenta alguns robôs e o disputado futebol de robôs. Para participar basta se inscrever e aguardar por lá mesmo.


A Tv Cultura e o Sesc Tv montaram uma tenda e estão transmitindo algumas coisas na sua programação. Eles param as pessoas, dão uns broches e a revistinha com a programação.



O SENAC oferece palestras durante o dia, algumas com temas legais e super disputadas. Ainda não conseguimos assistir nenhuma delas. Lá o visitante ganha um picolé, uma sacolinha, e pode ver alguns robôs que ficam por lá.







Fora isso, encontramos umas figurinhas por aqui, como:

O homem tv! Ele anda com essa tv o dia inteiro, que é ligada por uma engenhoca que pesa, segundo ele, uns 20kg.

O cara do Acre, que jura que não é nerd:



Os carentes de abraço:







Bom, ficamos por aqui. Nos sigam no twitter @addcomm !!

::adellearaujo