O painel de mídias sociais nos portais foi composto por Caio TúlioCosta (IG), Guilherme Ribenboim (Yahoo! Brasil), Paulo Castro (Terra), Juarez Queiroz (Globo.com) e Osvaldo Barbosa (MSN Brasil) e teve como moderador Manoel Fernandes (Revista Bites).
Para começar, o representante do portal Terra relatou a razão da mudança no seu visual e a nova "roupagem" do site. O novo formato foi construído com base nas critícas diárias que eram recebidas por eles. Aconteceu, então, uma revisão com a solução dos pontos chaves problemáticos.
Esse novo formato permitiu que o usuário pudesse contribuir com o envio de textos, vídeos e fotos, além de compartilhá-los com outras pessoas. Isso permitiu uma comunicação mais aberta e fez com que o usuário se sentisse livre.
Já o representante do Yahoo! falou que com tantas pessoas gerando conteúdo, uma das decisões foi que esses conteúdos deveriam fazer parte do próprio Yahoo!. Ou seja, eles os integram e até dão destaquena home, o que incentiva bastante o usuário.
O representante do IG contribuiu falando que as pessoas precisam de referências, não dá pra acreditar só em blogs e microblogs. O usuário precisa de um centro de referências, ao invés daquilo que ele mesmo está criando.
Para eles, a função do portal é de organizar o conteúdo, dar visibilidade. Eles oferecem, dispõem e entregam todas as ferramentas que estimulam a contribuição do usuário.
Sobre a receita dos portais em cima da publicidade, eles explicaramque primeiro deve-se entender como se encaixa o modelo de determinado portal para ter uma receita que cubra os custos e seja relevante. O conteúdo da publicidade deve dizer alguma coisa, deve expressar o que o anunciante quer dizer e principalmente: despertar o interesse dos internautas.
Um dos desafios dos portais é tranformar o trafego em algo que não seja intrusivo pro usuário e que dê retorno pro anunciante. Eles citaram o case Pedigree, que fechou parceria com o Yahoo!, com o Google e com o MSN e criou comunidades sobre adoção de cães. Dessa forma, eles distribuiram o conteúdo através do uso da ferramenta social.
Para fechar, eles falaram sobre a mídia social inserida nas empresas, que estão preocupadas com o que estão falando delas, e que as agências que cuidam precisam ficar preocupadas em atender o que o usuário está buscando. Isso é necessário pois o sucesso não é separar para conquistar e sim unir para conquistar, ou seja, é preciso levar a mídia social para onde o usuário se encontra.
::adellearaujo
24 janeiro 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário