skip to main |
skip to sidebar
Algumas experiências são marcantes e devem ser divididas. Risoletta Miranda, diretora geral da Addcomm, teve o privilégio de fazer uma velejada no Brasil 1, o barco brasileiro que está fazendo história. Leia o relato: "Todo dia acordo lembrando de ninar meus olhos de menina. Não porque dizem que ser um pouco criança é bom ou porque tenho medo de envelhecer. Mas porque os meus olhos de menina, todos os dias, sempre enxergam os meus melhores momentos. Não porque são mais ou menos puros que meus olhos de adulta. Menos ainda porque são mais inocentes ou imaturos. Mas todas as vezes que olho o mundo pelos meus olhos de menina tenho sido mais livre, mais feliz, mais leve e mais divertida.
Foram os meus olhos de menina que subiram para uma velejada no Brasil 1, o barco brasileiro que vai para a Volvo Ocean Race. Até então, todos os barcos da minha vida tinham sido de papel, nas sarjetas das ruas de Abaetetuba, depois das chuvas fortes da tarde, no meu distante Pará. Também tive os motores pequenos que atravessam os rios da Amazônia, as gaiolas com suas redes pela baía do Marajó. E também algumas pequenas jangadas do Nordeste, com seus troncos amarrados e suas velas coloridas e remendadas.
Mas quando os meus olhos de menina estavam diante do mar, a bordo do Brasil 1, tinha começado um filme épico, dos mares, dos heróis, dos vikings louros da Escandinávia, dos piratas, dos empreendedores da Escola de Sagres que saiam dos portos da Europa para ir atrás não se sabe de que mar e terra. E nem de que destino. Para mim foi uma viagem ao mundo da conquista do mares. Os homens das medalhas olímpicas estavam ali no comando (o Torben, o Marcelo, até o Nuzman!). Todos tão perto... tão vencedores, que orgulho devem ter de suas conquistas! O barco inclinando, 40 graus, indo a 20 nós e eu olhava a grandeza da vela colorida nos seus 32 metros imponentes. Um sinal liberto só contido pelo mastro e suas cordas.
Os homens correndo para puxar cabos, cordas e uma impressionante conversa com o vento. Brutal. Na base da força. Braço puro. E aquele mar lá com pinta de quem não se deixa dominar, apenas permite que eles por ali passem. Fiquei pensando nos dias de mar que eles terão pela frente. Mesmo com tanta tecnologia naquele barco, pensei em quanta coragem eles levavam naquele barco desnudo, com aquela vela parecendo tão frágil e com o sol e o mar por desafio.
Sai de lá com meus olhos de menina melhores, mais felizes e mais salgados. (rizzo)"
Fábio e Roberta Pinheiro são irmãos e trabalham na Advice. Ele gerencia projetos. Ela, a parte de Usabilidade. Este final de semana os dois foram destaque em matéria do Jornal do Commercio que mostra como é a relação profissional entre familiares, na mesma empresa ou mesmo entre amigos. Leia um trecho da entrevista de Roberta: "Nunca fiz diferenciação. Estávamos dentro da mesma empresa com o mesmo objetivo. Ele tinha que ser tão eficiente quanto os outros. Seria muito pouco profissional se não pensasse assim declara Roberta. Pinheiro foi contratado como gerente de projetos e hoje divide a mesma bancada com a irmã. As conversas familiares acontecem de vez em quando, mas não atrapalham o rendimento. "É mais fácil conversarmos em casa sobre trabalho que no escritório sobre a família. Mas é óbvio que os dois casos acontecem. Só não deixamos que haja influência no foco profissional", diz Pinheiro. Os irmãos consideram as boas relações pessoais fundamentais para o bom funcionamento de um negócio. "Resolvemos tudo com diálogo. Gritos e ofensas só geram infelicidade e baixa produtividade. Não queremos uma equipe competindo entre si, mas sim se ajudando o tempo todo e isso depende muito da gente", conta Roberta.Quer ler toda a matéria? Clique Aqui e escolha, no menu da esquerda, a opção Carreiras.
Pois é... o mundo tá cheio daquelas pequenas alegrias. E, de repente, uma idéia que parece até difícil de executar, aparece na sua frente. É o caso da Varig, que agora tem fondue de frutas frescas em pleno vôo da Ponte Aérea. Ontem, vindo para SP, foi uma delícia. Foi quase uma dádiva para quem tinha almoçado tão frugalmente. Que bom ver a Varig inovando, nos libertando de amendoins e barra de cereais. E não achei isso sozinha não. Veja a nota 10 que a Cora Ronai, do jornal do O Globo, deu para a iniciativa. Leia a Cora! .
(rizzo)
Mais um projeto para a equipe da Advice se orgulhar muito. Já está no ar o novo site do ONS - o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Cliente da Advice há mais de 3 anos o ONS está alinhado com a visão de que a internet é um ambiente fundamental no seu relacionamento com os mais diversos públicos como os agentes setoriais, imprensa, público interno e estudantes. Voltado para ser uma porta transparente e de grande informação para esses targets, o novo portal foi concebido a partir de um projeto de Usabilidade amplo - desde pesquisas de focus group até novo estudo de taxonomia. No setor de energia é, certamente, uma das melhores fontes de informações que a web brasileira passa a ter. Todos os méritos para o cliente que adota hoje também a metodologia de VRM da Advice - Virtual Relationship Management. Não deixe de visitar! Clique aqui! .
Os blogs continuam estourando por aí. Acompanhe e não se atrapalhe com os números! - 50 milhões de americanos, ou cerca de 30% do total da população da web americana, visitaram blogs no 1o. trimestre de 2005.
- O crescimento é de 45% em relação ao mesmo período de 2004.
- As informações sao de pesquisa da comScore Networks.
- Os resultados indicam ainda que dos 400 maiores blogs observados, divididos em 8 categorias, os de conteúdo político foram os mais populares nos 3 primeiros meses do ano. Comparado ao usuário medio da internet, o leitor de blog faz parte de família de boa renda, é mais jovem e se conecta a web através de banda larga.
- Em seus hábitos de uso da internet, visita 2 vezes mais páginas que o usuário médio e demonstra maior tendência a fazer compras online. Fonte (Blue Bus).
A pedidos, mais algumas coisas sobre Podcast, assunto postado aqui no mês passado. Um bom lugar para começar a entender o assunto é o www.podbrasil.com.br. O portal se diz um lugar para você "encontrar respostas para todas as suas dúvidas em relação ao podcasting. Questões como o que é, como ouvir e quais os agregadores usados e mais adequados para o seu computador serão respondidas de forma simples e explicativa".
O Portal PodBrasil também disponibiliza canais com programas dos mais diversos assuntos com a qualidade de uma produção feita por profissionais da comunicação, além das principais notícias sobre podcasting, um diretório de arquivos com programas de produção independente e muito mais. Fala sobre agregadores ( iTunes, Ipoder, Doppler, Nimiq, etc). E ainda tem um Pod 5 Podcasters.
Abaixo, algumas dicas para você checar:
Gui Leite: aborda assuntos geralmente ligados a tecnologia e podcasting, intercalados por seleções musicais (sempre sob os auspícios da Creative Commons).
Site: www.guileite.com.brRSS: www.guileite.com.br/guileite.xml
Roda e Avisa: um dos podcasts mais autorais da lista. O autor se esmera em colocar suas opiniões e elocubrações sobre tecnologia, sociologia, cultura e afins (ele gravou um programa dentro do carro, indo pro trabalho).
Site: www.usina.com/rodaeavisaRSS: feeds.feedburner.com/RodaAvisa
Digital Minds: podcast sobre cultura pop, tecnologia e música.
Site: www.digitalminds.com.br/blogRSS: www.digitalminds.com.br/podcasts/rss.xml
Ukpodcast: podcast produzido por um brasileiro em Londres. Traz notícias, curiosidades, tecnologia e música.
Site: www.kdmix.com/ukpodcastRSS: www.kdmix.com/ukpodcast/ukpodcast.php
Tableless: tecnologia é o forte desse podcast. Indicado para quem é nerd/geek de carteirinha.
Site: www.tableless.com.brRSS: www.tableless.com.br/rss.asp
Perhapiness: dedicado à tecnologia, notícias, podcasting, cultura pop e esportes radicais.
Site: rodrigostulzer.blogspot.comRSS: www.stulzer.net/podcast/perhappiness.xml NASA: Ouça o diário de bordo dos astronautas da Estação Espacial Internacional.
Site: science.nasa.govRSS: science.nasa.gov/podcast.xml
Adam Curry: esse é "O" cara. Um dos principais responsáveis pelo surgimento da tecnologia podcast. Cultura pop e tecnologia dão o tom.
Site: live.curry.comRSS: live.curry.com/rss.xml
BBC: experiência em podcast da rede britânica estatal de notícias British Broadcast Company.
Site: www.bbc.co.ukRSS: www.bbc.co.uk/radio4/history/inourtime/mp3/podcast.xml
Engadget: podcast de um dos mais conceituados sites sobre a indústria de informática e eletrônica.
Site: www.engadget.comRSS: podcasts.engadget.com/common/jump.asp?win_cc=0771213788044201
Código Livre: segundo seu autor, Ricardo Macari, esse podcast aborda "firulas da vida e muito papo sobre Tecnologia da Informação, focado no Software Livre e no Linux". Site: www.ricardo.gvip.net/site/RSS: www.ricardo.gvip.net/site/rss/index.xml
EuPodo: um dos sites mais antenados - e um dos últimos a entrar - na onda podcast. Pioneiro a abordar assuntos relacionados ao iPod, o tocador digital que inspirou isso tudo.
Site: www.eupodo.com.brRSS:
www.eupodo.com.br/eupodocast.xmlFonte: (Portal Terra - Tecnologia)
Veja o relato do Cadu, depois do passeio no Brasil 1, em email enviado para todo o pessoal da Advice:"Vou fazer um breve relato do que foi velejar nesse barco incrível.
Chegamos à Marina da Glória e fomos para uma pequena palestra sobre a participação brasileira na Volvo Ocean Race, foi muito legal, o Daniel Markus nos explicou algumas coisas sobre a competição, duração das etapas, barcos participantes e dos desafios que é participar de uma competição que é considerada a Fórmula 1 dos mares.
O Daniel nos apresentou como funcionários da Advice, empresa que estava desenvolvendo o site do Brasil 1, ele nos perguntou como era nosso trabalho e falou das próximas novidades do site, como o Blog. Foi bem legal, senti que a Advice tinha moral com os caras. :-))
Depois pegamos uma lancha que ia nos levar até o Brasil 1, que estava fora da marina, pois ele possui uma quilha enorme e não pode ficar em lugares rasos. Esta quilha serve para dar estabilidade ao barco, impedindo-o de virar.
Chegando ao Brasil 1, vc já sente o impacto, pois o barco é enorme e muito lindo. A lancha encostou atrás dele e subimos a bordo. A tripulação estava quase completa, o Torben Grael estava no comando e é um cara bem bacana, tiramos fotos com a tripulação e eles na medida do possível conversavam com a gente, explicando algumas coisas sobre o barco. Digo na medida do possível, pois eles não param um minuto, o controle do barco é todo manual e é um trabalho feito em equipe. Eles tem que ter um sincronismo bem legal para que tudo funcione direito.
Saímos da marina e fomos até a altura de Copacabana, depois entramos um pouco mais mar adentro e voltamos, indo até Niterói, de lá seguimos até perto da ponte Rio-Niterói, passamos perto do porto da Marinha, onde o porta-aviões estava estacionado. Depois voltamos e paramos próximo a marina para que o outro grupo pudesse embarcar.
Nas curvas, o Brasil 1 inclina em um ângulo de até 45º, é bem emocionante sentir o barco deslizando sobre a água com essa inclinação, ele é muito rápido também.
O passeio todo durou umas duas horas e meia, foi bem legal, a tripulação estava com a maior boa vontade de nos apresentar o barco e mostrar do que ele é capaz, com curvas a bombordo e estibordo :-)) (tirando onda).
No nosso grupo estava o Secretário (de alguma coisa do governo do estado), o diretor (não sei o cargo do cara, mas ele parecia importante) da ThyssenKrupp, o pessoal da Bosch e da Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados e no meio de toda essa gente importante eu e Léo da Advice :-D

Na hora de ir embora, demos sorte de novo, o barco que ia nos buscar deu problema e a tripulação pediu para um barco que estava próximo (conhecido deles) fizesse uma viagem até a marina com os convidados, como não deu todo mundo, eu, Léo e mais uns três ficamos no Brasil 1 esperando que ele voltasse. Mas aí chegou um lanchão (barco maneiro mesmo) que estava com alguns fotógrafos e o Daniel tirando fotos do Brasil 1, embarcamos com eles e ainda ficamos uma meia hora circulando o Brasil 1 tirando fotos com os caras.
É isso pessoal, foi muito maneiro, valeu demais!!!!!!! Já era fã do Brasil 1, agora então .... vou acompanhar cada etapa dessa competição. E ainda vou tirar onda com os amigos: - Já velejei com o Torben no Brail 1! :-))))
Cadu

Em momento histórico para a Advice: dois de seus colaboradores foram sorteados - entre toda a equipe - para representar a empresa em uma velejada de 2 horas e meia a bordo do novo orgulho da vela brasileira: o Brasil 1. O barco, que vai ser o nosso representante na mais prestigiada regata do mundo - a Volvo Ocean Race -, é um fato inédito. No comando, ninguém menos que o maior medalhista olímpico do país, Torben Grael. Veja as fotos da aventura de Leonhard Ortolan e Cadu Reis a bordo do Brasil 1!
Enquanto assistimos estarrecidos toda a convulsão política que agora se revela no país, ficamos pensando, afinal, o que de bom vai ficar de tudo isso. Para não entrar nas questões de reforma políticas e de mandatos cassados e gente punida - que é o que se espera - vamos registrar umfato realmente interessante para o mundo web. Os blogs têm sido citados em quase todos os depoimentos. Inclusive nos mais "quentes" como o último do Deputado José Dirceu. Normalmente são blogs de jornalistas que, em tempo real e sem as obrigações e formalidades (e timing) dos meios impressos e até televisivos, vão publicando informações de bastidores e detalhes que só a comunidade blogueira seria capaz de fazer por característica conceitual e tecnológica. Isto já é o suficiente para colocar os blogs como uma tática on line a ser respeitada em qualquer estratégia de comunicação. Está em curva ascendente. A verificar!