10 novembro 2005

O Google diante de David

O lugar é Firenze, ainda hoje o "centro" da Toscana, região conhecida pela comida e vinho excepcionais na Itália. Mas, muito mais do que isso, conhecida por ser a Firenze onde nasceu quase tudo de importante que a História da Arte produziu. Quando coloco importante me refiro certamente àquilo que, de tão fundamental, inspira até hoje os novos grandes artistas. Casa de Michelângelo Buanorroti, Leonardo da Vinci, Ghirlandaio, Antonello, Carpaccio, Boticelli, Caravaggio e muitos.... muitos... Florentinos de nascimento ou de adoção.


De uma dessas virtuoses nasceu um moço de 500 anos, cerca de 4 metros de altura, corpo desnudo, testa um tanto tensa, um pouco estrábico em sua beleza clássica de inspiração grega. Sua mão direita repousa em tensão, semi-fechada, ao lado da perna, mostrando veias. É um rapaz lindo, considerado o mais lindo já esculpido em mármore por um homem. As tensões e a placidez se alternam dependendo de como vc o olha. É David, de Michelângelo. É uma imagem que não se esquece.

Mas o que David tem a ver com o Google lá do título? Vc leu a capa da Exame desta semana? A matéria principal fala de como o Google deixou de seu um buscador de páginas indexadas para ser um jeito de viver. E tem lá um exemplo que foi examente o mesmo que vivi diante da estátua de David. Depois de 1 hora a olhar os diversos ângulos da obra tinha algo me incomodando pois eu sabia que tinha havido muito polêmica sobre o caso da grande restauração pela qual passou a obra. Daí? O que fiz?

Sentei no banco (dos poucos) à esquerda de David, que fica na Galleria D'Academia, abri a LifeDrive, conectei no Google e em dois minutos sabia tudo! Só um resumo: tem gente que acha que o método usado deixou a estátua mais branca e brilhosa do que deveria... Eu acho que ficou linda ;-)

Leiam a materia da Exame. É muito boa! O Google vai sim dominar o mundo. Se é que já não o fez. (rizzo)

Nenhum comentário: