28 fevereiro 2006

Rumo ao Horn - VS de 7 horas

Rumo ao temido Cabo Horn, o Brasil 1 mantém a quarta posição na Regata de Volta do Mundo. Clique nas imagens para ampliá-las. Lembrando que o B1 é a linha azul e na imagem com os barquinhos é o primeiro de baixo para cima. Participe do site Brasil 1, cadastrando-se para receber informações e novidades sobre o barco brasileiro: www.brasil1.com.br

27 fevereiro 2006

Brasil 1 aproxima 14 nm dos Líderes - 19 horas


Clique nas imagens para ampliá-las. O Brasil 1 é a linha azul na primeira imagem e o primeiro barco de baixo para cima na segunda. Participe do chat e do blog do Brasil 1: www.brasil1.com.br.




O Brasil 1 é, segundo a última atualização do site do nosso barco, o segundo mais rápido (o ABN2 é o mais rápido e está atrás do barco brasileiro). Veja mais detalhes no site www.brasil1.com.br. Para ver os detalhes das imagens do Virtual Spectator, clique sobre elas.

25 fevereiro 2006

Brasil 1 - www alternativo.

Com o problema ocorrido no UOL, a equipe da Addcomm refez as configurações do site do Brasil 1. Estimamos que, no máximo em 1 a 2 horas o DNS novo esteja propagado e o site visível para todo o mundo. Enquanto isso, caso você queira acessar o site por um endereço alternativo, vá a http://200.150.149.124

Problema no UOL tira Site do Brasil 1 do ar

Um problema no proxy do UOL, para o qual o site do Brasil1 - www.brasil1.com.br - é redirecionado tirou do ar o site do barco brasileiro desde a madrugada. A Equipe da Addcomm começou o final de semana em ritmo de trabalho para resolver o problema já que a equipe do UOL não tem suporte no final de semana para este tipo de serviço. Vejo abaixo a colocação do Brasil 1 na regata (continua em 5o. mas tirou 17 nm para o líder, ABN1, desde a última atualização. Clique nas imagens para vê-las ampliadas.

24 fevereiro 2006

Brasil 1 na briga - VS - 13 horas

Clique na imagem para ampliá-la.

Brasil 1 - VS - 13 horas

Clique na imagem para ampliá-la. Mais informação em www.brasil1.com.br.

Brasil 1 já é 5o - VS - 7 horas


Brasil 1 inicia sua recuperação da Volvo Ocean Race. Clique na imagem para vê-las ampliadas. Para saber mais sobre o barco brasileiro vá até www.brasil1.com.br. Participe do chat, do blog, leia notícias e veja os vídeos. Addcomm é responsável pelo projeto web do Brasil 1. Os prints são do Virtual Spectator, programa que pode ser baixado no site do Brasil 1. Link na home do site.

23 fevereiro 2006

Brasil 1 a caminho do Brasil - 13 horas


Clique na imagem para ampliá-la. Para saber mais sobre o Brasil 1 vá até www.brasil1.com.br. Participe do Chat, do blog, veja as últimas notícias, imagens e vídeos!

Ice Gates e Brasil 1

Na imagem acima é possível ver o Brasil 1 (linha azul) em relação aos Ice Gates, por onde os barcos precisam passar e onde se definirá boa parte da estratégia. Para saber mais sobre o Brasil 1 - www. addcomm.com.br. Clique na imagem para ampliá-la.

22 fevereiro 2006

Katilce e o Efeito Viral

Um fato "sacudiu" o mundo da web nestes 3 últimos dias. Atende pelo nome de Katilce. Poderia atender pelo nome de Katrina, Catarina ou Tsunami. Mas a Katilce, você já deve saber, foi a sortuda que Bono Vox, do U2, puxou da platéia para o palco durante o primeiro show no Brasil, na segunda última. Palco literalmente. Naquela hora e para sempre. Virou marco na internet brasileira.

Poucas horas depois de ser alvo da inveja de milhares de fãs do U2, o perfil de Katilce no Orkut (comunidade que é habitada em quase 75% por brasileiros e que em janeiro deste ano
tinha 11.951.551 pessoas inscritas) foi "bombardeado" por milhares de comentários. Crescimento exponencial. A Katilce viu ir a 1000% o número de scraps (comentários que são feitos no perfil da pessoa) na sua singela página. Isso mesmo. É como se uma multidão confluisse violentamente para o mesmo ponto, ao mesmo tempo e falasse junto e alto sem parar. E sobre o mesmo assunto. Só isso? Não... aí vem o melhor, de um simples perfil a Katilce virou assunto suficiente para que 45 (número de hoje) comunidades fossem criadas em torno do nome dela.


Comunidades focadas em todo tipo de assunto: desde os que se orgulham de ter estado num chat com ela até quem resolveu zoar com o marido de Katilce. Katilce virou mais que notícia, mais que celebridade. Katilce virou VIRUS. É isso, ela se propagou de um jeito que só na internet é capaz de acontecer.

Muitas pessoas me perguntam como se faz para entrar no Orkut dessa maneira. Como se faz para "cair" na boca dessa comunidade gigantesca capaz de catapultar uma anônima ao pico de audiência que, por sinal, não é apenas na web. O próprio fato ocorrido na web acaba se ampliando em outras mídias. Aí a brincadeira fica melhor. Monta-se a melhor cadeia de comunicação cruzada que se deseja: ela apareceu na TV Globo, no show. Depois foi parar na internet e daí nos jornais e daí na internet e daí virará lenda até que outro assunto chame mais atenção. O que não se poderá tirar de Katilce é esse marco de ser uma das personagens que marcou época como símbolo do poder de comunicação instantânea da internet.

Bem, mas como respondo a quem me pergunta como "cair" na rede no estilo Katilce? Não é simples. É preciso ser um fato Katilce. Surpreendente. Criativo. Algo que mova a paixão e, muitas vezes, o ódio das pessoas. Ou o humor.

Sabem quando eu soube que Katilce tinha sido um fenômeno? Liguei hoje cedo o meu computador para acompanhar a atualização do regata de volta ao mundo, onde o Brasil 1 (www.brasil1.com.br), nosso cliente, está competindo. Quando liguei o MSN vi que já havia algumas pessoas conectadas da Addcomm. Fiquei intrigada ao ver que Brenda Garret, uma de nossas webdesigners, estava "assinando" o seu nome no MSN como Brends Katilce. Pois é, Katilce (e sua empreitada no palco com Bono) tinha virado mais do que sonho de consumo. Tinha virado sobrenome.

Esse é o poder da Internet. Esse é o poder do Marketing Viral. Esse é o poder da nova comunicação que a internet proporciona. Não é pouca coisa. Como não é pouca coisa achar as idéias que criem essa mobilização. Ave Katilce e suas 45 comunidades. (Risoletta Miranda)

Brasil 1 adota estratégia diferenciada - VS - 13 horas

Clique nas imagens para vê-las ampliadas. O Brasil 1 está em sexto lugar agora adotando tática diferente dos demais. Leia mais detalhes em www.brasil1.com.br. Aproveite e participe do blog e do chat. Na imagem de baixo o Brasil 1 é o primeiro da direita para a esquerda. Na imagem de cima é o primeio de cima para baixo.

Traçado da Flotilha - VS - 7 horas


Clique na imagem para vê-la ampliada.

Brasil 1 em 3o. - Virtual Spectator - 7 horas


Clique na imagem para vê-la ampliada. Esse print é feito do programa Virtual Spectator. Você pode ver mais detalhaes e notícias sobre o Brasil 1, o barco brasileiro que disputa a regata de volta ao mundo, no site www.brasil1.com.br. Entre notícias e fotos lá você encontra Chat e Blog. de baico para cima, na imagem, Brasil1, ABN2, Ericsson, Movistar, Piratas e ABN1 As posições:
ABN AMRO ONE 5698
Pirates of the Caribbean +0
Brasil 1 +2
movistar +13
Ericsson Racing Team +14
ABN AMRO TWO +16

21 fevereiro 2006

VS - Brasil 1 é líder - 19 horas

Clique na imagem para vê-la ampliada. Da direita para a esquerda, o líder, Brasil 1, ABN 2, Ericsson, Movistar, Piratas e ABN2 (ordem em que aparecem na imagem. Na prova a posição é:
Brasil 1 5880
Ericsson Racing Team +8
Pirates of the Caribbean +10
ABN AMRO ONE +10
ABN AMRO TWO +11
movistar +22

Posição do Brasil 1 na atualização de 19 horas

Print Screen do Virtual Spectator. Clique na imagem para vê-la ampliada.

View de cima - 13 horas

ABN 2 e Brasil 1 (esq)e ABN1 e Piratas (dir)estão "colados" . Clique na imagem para ampliar.

Outra imagem do VS - 13 horas

Outra imagem.

Brasil 1 no VS - Atualizado às 13 horas


Clique na foto para ampliá-la. É um printo do Virtual Spectator e mostra a atual posição do barcos.

B1 na briga pela liderança - 7 horas

Veja mais um print (visão aérea do Virtual Spectator) com os barcos na disputa acirrada. Da direita para a esquerda temo o líder, ABN 2, Brasil 1, Ericsson, ABN1, Piratas e Movistar. Clique na imagem para vê-la ampliada. Mais notícias e blog em www.brasil1.com.br.

Brasil 1 sobre para 2o. lugar - 7 horas

O Brasil 1 está em segundo lugar na regata de Volta do Mundo com todos os barcos bem próximos. Emoção nas próximas atualizações. Clique na imagem para vê-la ampliada.

Visão lateral - 1 hora

Para terem uma idéia do bolo, uma visão lateral. Clique na imagem para ampliar.

Brasil 1 se recupera - Report VS - 1 hora

Clique na imagem para vê-la ampliada.
Este é um print do Virtual Spectator. O barco de baixo é o ABN 2, a seguir o Brasil 1, a seguir Ericson, Piratas e ABN 1, que mudou o curso radicalmente nas últimas seis horas.

20 fevereiro 2006

Outra Imagem do VS - 19 horas

Clique na imagem para vê-la ampliada.

Brasil 1 diminui distâncias - VS 19 horas

Clique na imagem para vê-la ampliada.

Mais um Print do VS


Mesmo print com outra "rotação" de view. O Brasil 1 é o primeiro de cima para baixo. Na colocação estamos em sexto lugar mas diminuimos nossa distância para o Movistar e para o Ericsson desde a última atualização.
Clique na imagem para vê-la ampliada.

Brasil 1 mais ao sul

Brasil 1 segue mais ao Sul (de baixo para cima o primeiro) nesse print da última atualização da Regata de Volta ao Mundo. O print é do Virtual Spectator, numa visão de "cima". Clique na imagem para ver ampliada. Boa sorte Brasil 1. Na Addcomm a gente trabalha e torce!!!
www.brasil1.com.br

18 fevereiro 2006

Semana intensa e Chat no Brasil 1

Mais uma semana de novidades na Addcomm com muito trabalho para Hipoglós (uma super campanha que vem por aí!), Roche e Brasil 1. Claro, sem contar a Páscoa da Garoto que vem linda (esperem para ver, é bola dentro do gol!) e o dia-a-dia de ONS e Varig que é na corrida. E assim com outros clientes!

No caso do Brasil 1 a novidade é o chat que entrou no ar esta semana e agora o pessoal da torcida virtual, que tem empurrado o barco, pode contar com mais esse recurso. E de novo o site do Brasil 1 bateu as estatísticas com novo recorde. Foram mais de 1200 comentários em 24 horas, no blog. Isso tudo por causa da chegada da terceira perna, na Nova Zelândia. Um show de participação.

Ah, para acessar o chat do Brasil 1 use:
Usuário: brasil1
Senha: melbourne

Bons papos. Eu estarei lá na largada da quarta perna, hoje, 22:30 horas!!!

15 fevereiro 2006

Mais um print mostrando os dados do ABN2


Clique na imagem para ver ampliada.

Atualizações da Reta de Chegada do B1 na VOR - 14:25

Pessoal, aqui vamos postar os prints do Virtual Spectator. Clique na imagem para ver melhor.


12 fevereiro 2006

Mais uma madrugada a bordo do B1

Não, este não é o blog do Brasil 1. O blog do Brasil 1 tá cheio de gente inteligente, motivada e com muita energia em www.brasil1.com.br . Aqui é mesmo o Blog do Edgard, da Addcomm. Tem que explicar porque ultimamente a gente tem falado muito no Brasil 1. É porque o nosso barco está em plena disputa da regata de volta ao Mundo e a gente vai se envolvendo. Deixa de ser cliente, parceiro e, quando a gente vê, virou torcedor ferrenho.

E isso é bom. Talvez fundamental: você deixa de fazer o trabalho para seu cliente porque ele é seu cliente. Mais. Faz porque você torce por ele. A gente torce sempre pela Garoto, cliente delícia, lieteralmente. Muito pela Varig, nosso cliente há 7 anos. Demais por ONS, cliente exemplar. E por todos os outros maravilhosos que nos confiam sua web. Somos meios "Zelig" (para lembrar o maravilhoso filme de Woody Allen onde o personagem título sempre assume um pouco de quem está por perto). A gente assume muito. Porque trabalho tem a ver fundamentalmente com paixão. Lembram a história de que o trabalho enobrece o homem? Nao enobrece nada! O trabalho felicita o homem. O transforma. Só assim faz sentido trabalhar.

Então não temos um portfólio de cliente, temos um portfólio de paixões e uma delas está em alto mar, a caminho de Wellington onde, esperamos, chegue já em primeiro lugar. Nesta madrugada, desde a largada já foi liderando e a gente vivendo um situação muito estranha: acompanhando pelo que há de mais revolucionário na história do homem hoje: a internet. Mas o estranho é que era uma transmissão de rádio. Como no filme, dele de novo, Woody Allen, o maravilhoso "A Era do Rádio". Onde, tudo o que você pode fazer é ouvir e imaginar. E mais, ouvir e sonhar. E mais, ouvir e ter esperanças.

Nossa tripulação é brilhante e tem arrancado paixão do teclado de uma torcida linda que se formou no blog do site. Hora após hora tem sempre algo gostoso e informativo para ler no blog. Vá lá e se junte a eles. Não peça licença, sente e, enquanto não atualizarmos os resultados (na home do site, em tempo real com o site oficial da regata tem a tabela de classificação) você pode se deliciar com os comentários do pessoal. E ainda tem um clip feito em alto mar, pelo próprio Knut Frostad. Muito bom. Clique em "Video do Knut". Bem, você vai adorar e embarcará nessa aventura. Depois, suas madrugadas podem não ser as mesmas... ;-)

09 fevereiro 2006

Addcomm é destaque na Folha de São Paulo

Clipping! É... a Addcomm em destaque na imprensa! No dia 6/02, na coluna Mercado Aberto, uma das mais prestigiadas do jornal Folha de São Paulo, a diretora presidente da Addcomm, Risoletta Miranda, aparece - literalmente - , falando sobre os jovens e a nova ordem que eles determinarão na internet. A nova geração que está se alfabetizando na internet certamente vai mudar o rumo de como as empresas devem se comunicar com o seu consumidor. É uma nova linguagem, um novo jeito de analisar e comparar produtos e, principalmente, de comprar! Voltaremos em breve a este assunto aqui no blog. Clique na imagem para ler a nota.

Addcomm acelera no início do ano

Projeto de Arquitetura de informação para o novo portal da Petrobras, campanha web para Roche, campanha para Hipoglós (da Procter & Gamble) e nova campanha web para Wellaton aceleraram o início deste ano na Addcomm. A turma está trabalhando pesado para esses clientes maravilhosos! Eles se somaram ao recém-conquistados Lafarge Gypsum e Solange Amaral. Parabéns do Edgard para todos!!!

Brasil 1 dispara em estatísticas

O Brasil é a terra do futebol? Então o Brasil da web é a terra da vela. O site do Brasil 1 (www.brasil1.com.br) é um dos maiores sucessos de estatísticas da Addcomm. Para se ter uma idéia, de outubro (período pré regata) até o final de janeiro último, o site pulou em pageviews em 911% de crescimento. As visitas aumentaram 263%. Visitantes novos em 168% e os visitantes fiéis, aqueles que regressam sempre, em 303%. Só para citar algumas.

É... navegar na web é também um sucesso para o nosso V70 que disputa pela primeira vez, representando o Brasil, a "Fórmula 1" da vela. Além de tudo o site está com home nova e já na próxima perna (larga de Melbourne) quem não tem acesso ao Virtual Spectator, o programa que a organização disponibiliza para acompanhar a regata em tempo real (mas que exige um computador bem "parrudo") terá o quadro de atualizações diárias já na home. Uma promoção com prêmios também promete agitar a torcida com prêmios para esperar a chegada do barco aqui no Brasil, com uma mecânica que vai alastrar ainda mais o Brasil 1 pela web.

E, por falar em torcida, não deixe de se associar ao Boteco 1. O que é o Boteco 1? É a torcida do Brasil 1, que todo dia marca ponto no blog, hora após hora e até madrugada adentro no plantão (de verdade!!!) falando de vela, brincando e se divertindo. Vá lá que é gostoso conviver e ainda vai aprender de vela. Grande sacada do pessoal que habita o blog: Boteco 1, não perca esta dica! É só clicar no link do blog.

05 fevereiro 2006

Brasil 1 - Um épico brasileiro faz história no mar e na web

Trabalhar no projeto do Brasil 1 - como a agência web e parceira do projeto nessa área - tem sido mais do que um trabalho constante para melhorar a qualidade da informação do site, de prestar atenção nas necessidades do público que o frequenta. Temos aprendido muito sobre perserverança, trabalho de equipe. Sobre esperança que transforma. Além de ser um cliente extremamente exigente, de uma sensibilidade e uma educação exemplar, a equipe do B1 tem sido algo mais para a Addcomm. Talvez não saibam mas temos aprendido muito sobre vela mas, principalmente, sobre como homens podem escrever seu nome na história porque acreditam em sonhos.

Na regata local, que valia pontos, realizada na madrugada de sexta para sábado último, tivemos uma prova disso. Depois de ter o mastro quebrado em pleno mar na segunda perna (quase como um avião perder a asa em pleno vôo) e recuperar as velas que foram lançadas ao mar eles embarcaram o casco em uma carreta em uma corrida louca contra o relógio para chegar a tempo de participar da regata local em Melbourne. Atravessaram milhares de quilometros no deserto australiano para , em Melbourne, encontrar o mastro reserva que tinha embarcado de Londres. Depois desse esforço nossa tripulação entrou na água para liderar dois terços da regata e ser traída, no finalzinho, por um problema hidráulico...

Não foi justo. Até hoje tenho no fundo de tela do meu computador a imagem que considero emblemática de todo o projeto: a carreta com o B1 em cima. Ao lado, só deserto, deserto. O sertão virando mar? Com certeza. E homens quase conseguindo controlar a velocidade do tempo. Quase, porque o fizeram a tempo de competir. Mas o tempo é inexorável e o problema hidráulico veio para nos mostrar que não o controlamos. Mostrar a nossa tosca humanidade.

Mas se o Brasil 1 tivesse vencido poderia dizer que tinha conseguido uma façanha divina de controlar o quase não tempo. Não daria tempo de chegar a Melbourne, não daria tempo de preparar o barco e ajustar o novo mastro. E deu tempo para tudo. Só não deu para ganhar. Mas deu para liderar e deixar na torcida brasileira mais e mais a sensação que somos mesmo, antes de tudo, fortes. Senti-me privilegiada por ter tido a oportunidade de estar nesse barco com o comandante Torben, antes da largada (leia o Post aqui mesmo no blog )

Do nosso lado, no plantão da madrugada, a equipe Addcomm velejou sem sair da frente do monitor. Ouvindo pelo aúdio oficial a transmissão tanto em inglês como em espanhol, conversando e ajustando a publicação de posts no blog junto com a ZDL - empresa que cuida da divulgação da Regata - e cuidando para que o servidor aguentasse o pico de acessos ao site de um torcida maravilhosa que se formou no blog do site (não deixem de conhecer a turma que habita o blog, são personagens maravilhosos. Não fosse pela própria trajetória do B1 na regata, só pela turma entusiasmada que está lá, criando uma comunidade de leigos e velejadores, já seria interessante ir conhecer. Aproveite e tome uma cerveja com eles). Clique aqui e vá direto lá.

Do nosso lado, Graças a Deus deu tudo certo. O servidor aguentou como prevíramos. Fui dormir junto com minha equipe depois de 4 e 30 da madrugada ... a regata tinha acabado. E nós, que trabalhamos o dia inteiro duro e, enquanto trabalhávamos já na madrugada torcíamos intensamente, estávamos como se tívessemos subido e descido as 24 velas do barco durante toda a noite: exaustos. Por um momento chegamos a imaginar: vamos ganhar e amanhã o B1 será a noticia do Brasil!!! Vai ter que providenciar mais banda, mais processamento nas máquinas onde o portal está hospedado. Já pensávamos na contingência maravilhosa. Mas não deu. Mas, valeu Inajá (nossa TI) e equipe, Cristiane e Juliana (nosso atendimento ao projeto). Mas continuamos no trabalho e na torcida. Vai dar!

Do pessoal da Addcomm, vai o abraço e o apoio para a equipe do B1. Para a torcida maravilhosa do blog é dizer a eles que colocamos lá sempre tudo o que podemos e tudo o que as regras da competição nos permitem. E que vem muita coisa boa por aí, com promoção, prêmios e mais áreas novas no site. É aguardar! Ainda estamos apenas na terceira perna!!! (Risoletta Miranda)

02 fevereiro 2006

Curva ascendente

Segundo a Webshopper, a venda de bens de consumo vendidos na internet, apontou crescimento de 43% de 2004 para 2005. O faturamento do varejo eletrônico no último ano foi de R$ 2,5 bilhões, para 2006 a expectativa é que alcance R$ 3,9 bilhões. Desde 2001, data em que o estudo começou a ser realizado, o varejo eletrônico cresceu 355%.

Esses números mostram que o Brasil apontou na reta de aceleração!