
Poucas horas depois de ser alvo da inveja de milhares de fãs do U2, o perfil de Katilce no Orkut (comunidade que é habitada em quase 75% por brasileiros e que em janeiro deste ano
tinha 11.951.551 pessoas inscritas) foi "bombardeado" por milhares de comentários. Crescimento exponencial. A Katilce viu ir a 1000% o número de scraps (comentários que são feitos no perfil da pessoa) na sua singela página. Isso mesmo. É como se uma multidão confluisse violentamente para o mesmo ponto, ao mesmo tempo e falasse junto e alto sem parar. E sobre o mesmo assunto. Só isso? Não... aí vem o melhor, de um simples perfil a Katilce virou assunto suficiente para que 45 (número de hoje) comunidades fossem criadas em torno do nome dela.
Comunidades focadas em todo tipo de assunto: desde os que se orgulham de ter estado num chat com ela até quem resolveu zoar com o marido de Katilce. Katilce virou mais que notícia, mais que celebridade. Katilce virou VIRUS. É isso, ela se propagou de um jeito que só na internet é capaz de acontecer.
Muitas pessoas me perguntam como se faz para entrar no Orkut dessa maneira. Como se faz para "cair" na boca dessa comunidade gigantesca capaz de catapultar uma anônima ao pico de audiência que, por sinal, não é apenas na web. O próprio fato ocorrido na web acaba se ampliando em outras mídias. Aí a brincadeira fica melhor. Monta-se a melhor cadeia de comunicação cruzada que se deseja: ela apareceu na TV Globo, no show. Depois foi parar na internet e daí nos jornais e daí na internet e daí virará lenda até que outro assunto chame mais atenção. O que não se poderá tirar de Katilce é esse marco de ser uma das personagens que marcou época como símbolo do poder de comunicação instantânea da internet.
Bem, mas como respondo a quem me pergunta como "cair" na rede no estilo Katilce? Não é simples. É preciso ser um fato Katilce. Surpreendente. Criativo. Algo que mova a paixão e, muitas vezes, o ódio das pessoas. Ou o humor.
Sabem quando eu soube que Katilce tinha sido um fenômeno? Liguei hoje cedo o meu computador para acompanhar a atualização do regata de volta ao mundo, onde o Brasil 1 (www.brasil1.com.br), nosso cliente, está competindo. Quando liguei o MSN vi que já havia algumas pessoas conectadas da Addcomm. Fiquei intrigada ao ver que Brenda Garret, uma de nossas webdesigners, estava "assinando" o seu nome no MSN como Brends Katilce. Pois é, Katilce (e sua empreitada no palco com Bono) tinha virado mais do que sonho de consumo. Tinha virado sobrenome.
Esse é o poder da Internet. Esse é o poder do Marketing Viral. Esse é o poder da nova comunicação que a internet proporciona. Não é pouca coisa. Como não é pouca coisa achar as idéias que criem essa mobilização. Ave Katilce e suas 45 comunidades. (Risoletta Miranda)
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