17 outubro 2007

Aracruz é um duplo sucesso!

Um dos principais canais de contato entre a Aracruz Celulose e seus públicos, o portal da companhia registrou no mês de setembro o maior número de visitas do ano: foram mais de 134 mil, um crescimento de 33% em relação a agosto. O volume de páginas acessadas no site também aumentou, ultrapassando a 813 mil page views no mês. Além da página principal, os itens mais procurados foram Dia da Árvore, Gestão de Pessoas, Quem Somos, Campanha publicitária 2007 e Produtos e Serviços. O site do projeto Aracruz Responde registrou em agosto um aumento de 27% em relação ao mês anterior, alcançando o maior número de acessos (2.717) desde o seu lançamento, em novembro de 2006. Conheça o portal da empresa, clique aqui.

Um bilhão de árvores!


Para comemorar o Dia da Árvore (21/9), a Aracruz está realizando uma ação interativa na web, convidando os internautas a plantar uma árvore virtual e a participar de um concurso de frases, respondendo à pergunta "O que representam 1 bilhão de árvores para você?". O lançamento da ação envolveu peças de mídia, com o objetivo de gerar visibilidade para a marca e estimular o plantio das árvores virtuais. A campanha obteve mais de 2 milhões de exibições, gerando quase 70 mil cliques para acesso ao hotsite da campanha, quase o dobro do previsto. O encerramento do concurso será em 22/10 e você ainda pode participar clicando aqui.

A Addcomm é responsável pelo gerenciamento de todo o projeto on line da Aracruz.

16 outubro 2007

Addcomm participa de Eventos no Rio

A Addcomm participa de dois grandes eventos do mercado só neste mês. Os dois no Rio e Janeiro. No dia 23/10, Risoletta Miranda é mediadora de um dos 4 painéis de debates do 4o. Simpósio de Comunicação Integrada. O evento terá ninguém menos do que o escritor Ariano Suassuna como o palestrante de abertura.

Mais detahes em www.casadocliente.com.br/simposio. Já no dia 25/10 o evento será o Workshop Mundo do Marketing. Rizzo fará palestra sobre Virtual Relationship Marketing. Detalhes em http://www.mundodomarketing.com.br/2006/workshop.asp.

E o Google baniu a burrice...

Eu tenho algumas manias estranhas – sim, preciso revelar que mesmo eu, que as tenho, considera-as tão estranhas quanto meus amigos relatam. O que não chega a ser muito relevante se vocês imaginarem o que meus “inimigos” acham, rs. Bem, mas o fato é que uma dessas manias é ter abandonado o objetivo de aprender coisas que eu sei “mais ou menos”. Eu me recuso a tentar fazer qualquer coisa mais ou menos (daí imaginem o quanto a minha estatística pessoal de coisas medíocres é alta...mas é a vida...). Das duas uma, ou faço o que sei (ou que estou convencida de que sei) ou tento fazer algo que não sei nem por onde começar. Fazer algo mais ou menos dá muito trabalho. Não gosto deste tipo de “trabalho”.

Ao longo do tempo fui aperfeiçoando essa, digamos, “conduta de vida”. O objetivo sempre foi claro: ser um pouco melhor no que domino e aprender a atuar com desafios na outra ponta que não domino. Por isso foram ficando pelo caminho atividades que sempre fiz mais ou menos. Exemplos: dividir por dois (ou qualquer operação de multiplicar), recordar caminhos (de qualquer natureza), arrumar a casa com decência, dirigir automóveis, anotar valores de cheques no talonário, guardar notas de cartão de crédito, combinar mais de 2 cores numa mesma roupa, fazer maquiagem... . ih... dava umas 10 laudas.

Em outra ponta, entre as coisas que eu – sem modéstia – acho que sei fazer, me orgulho bastante de: entender de futebol igual aos homens e não me preocupar com o preconceito deles, digitar rapidamente sem olhar para o teclado, concordância verbal, fazer peixe no sal grosso, bagunçar com critério máximo (5 estrelas) os quartos de hotéis onde me hospedo e ter a capacidade de me sentir surpreendida toda dia com as novidades da internet. Ser sempre uma “burra” diante do monitor. É a melhor maneira de aprender.

O intróito todo aí de cima é porque esta semana eu fiquei elocubrando sobre como realmente o Google nos “jogou” numa outra esfera de conhecimento. Não apenas pelo tão propalado acesso à informação.E sim, fundamentalmente, porque não nos dá mais a menor possibilidade de sermos preguiçosos ou “burros” simplesmente. Pois é, não dá mais! Sempre haverá alguém que o questionará: mas você não consultou o Google?

Se o seu cliente pergunta como se faz tapioquinha no Maranhão, você acha no Google. Se o seu colaborador pergunta o que é mesmo a web 2.0... tá tudo no Google. Se o seu médico diz que você tem pereba na unha, você vai pesquisar a árvore genealógica dela na web. Tá tudo lá. Com nome, sobrenome, amigos, inimigos, código genético, árvore genealógica, comunidade pró, comunidade contra, blog de adorador... Tudo!

Daí eu não entender muito bem porque algumas empresas ainda bloqueiam acesso a determinados sites da internet. Sob o argumento da baixa produtividade (provavelmente elaborado por um nerurônio de bueiro) essas empresas estão perdendo a grande chance de ampliar a capacidade de sua geração de colaboradores através do braço virtual do Google. O que, certamente, lhes daria mais argumentos para preparar “aquela” estratégia para lançar produto; aquele argumento para defender uma campanha; aquele achado maravilhoso do benchmark e por aí vai.

Então, chego eu à conclusão que se o Google baniu inevitavelmente a burrice do mundo nós deveríamos estar mais abertos para “aceitar”o crescimento das pessoas através desse meio, sem preconceitos, nos postando como “burros” novos diante da web. No sentido de que aprender é a melhor coisa da vida. Não aprender apenas o mais ou menos. Mas o que nos desafia de verdade. Nosso processo de adquirir conhecimento mudou. A língua portuguesa inevitavelmente está mudando. As empresas precisam mudar também. E rapidamente. Ou virarão estátuas de sal.


Por Risoletta Miranda (Presidente Addcomm)

04 outubro 2007

Voando Varig para Roma


É sexta, dia 28 de setembro de 2007. Foi um dia e tanto. Fui cedo para SP para reunião na Varig (daqui a poucos dias teremos uma bela campanha no ar! Aguardem!) e a seguir voltei para o Rio. Uma reuniao na parte da tarde com um prospect importante. Saio correndo da Addcomm já lá pelas 17:30 hs porque tenho que voltar para o Galeão, novamente. Novo vôo e muita ansiedade me esperam. É uma rápida ponte para SP(que acaba sendo atrasada em muito pelo tráfego aéreo) e novamente aqueles tão esperados dias de férias. Embarco em Guarulhos, na nova rota da Varig para Roma, com escala em Paris (http://www.varig.com.br/). A confusão nos aeroportos também atrasa o vôo em SP (o que me ajuda, dado o atraso do Rio).


Mas em ritmo de alguns dias de férias já não há o que me tire do sério. Estou feliz pelas férias, por estar consumindo milhas Smiles da Varig e indo para Roma sem que os euros pesem tanto! Parabéns para a Varig que é uma marca maravilhosa que transforma simples vôos em verdadeiros milagres de prazer, descanso e tranquilidade: férias! O vôo é tranquilíssimo e a tripulação educada. Uma rápida escala em Paris (ah Paris... dá vontade de saltar!) e vamos para Fiumicino. Decolando de Paris faço, pela janela do avião, o flagrante acima: o sol se colocando e refletido na turbina do avião do nosso cliente ;-)

Chego em Roma e ainda dá tempo, apesar da correria, de ir a um bom restaurante atrás de uma deliciosa massa com frutos do mar.

Conectada que sou, estranho que na Itália (diferente de NY, onde estive no semestre passado) o WI FI ainda seja tão raro nos lugares públicos. Mas a conexão GPRS para os telefones pelo menos funciona (na foto, acesso, dentro do Palatino, área do centro histórico de Roma e onde existem ruínas sensacionais) e, portanto, meus "sinais vitais" de conexão continuam em forma e posso manter-me em razoável contato com o AddTeam. Afinal, férias sem trabalho não é férias para uma loveholic ;-))