12 julho 2005

Com permissão

De acordo com um estudo divulgado pela IMT Strategies, 77% dos internautas dos Estados Unidos apagam e-mails comerciais não solicitados sem ler as mensagens, mostrando a baixa eficácia do chamado “spam” como ferramenta de marketing online. Em contrapartida, apenas 2% dos usuários de Web entrevistados disseram que têm o hábito de pagar e-mails comerciais autorizados sem ao menos olhar rapidamente o conteúdo da mensagem.
O trabalho mostrou ainda que apenas 4% dos internautas se dizem “curiosos” em ler o conteúdo de e-mails comerciais não solicitados. Já para as mensagens de correio eletrônico autorizadas, esse número sobre para 48%. Além disso, apenas 1% dos internautas entrevistados disse ficar “ansioso” para ler mensagens não autorizadas, mas esse número fica em 13%
quando se trata de e-mails com permissão.

Portanto, na hora de fazer o seu email marketing, pense não apenas em Marketing de Permissão, mas em Double Opt In (ou seja, o cliente permite a comunicação por duas vezes, no mínimo).

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante esse estudo. Tenho pensado em realizar uma ação de e-mail para divulgar os produtos da minha empresa, que é uma consultoria de informática. Somos pequenos e temos uma verba limitada. Será que mesmo assim vale a pena? Com R$ 10 mil consigo atingir quantas pessoas?

Addcomm disse...

Ricardo, existem várias maneiras para você otimizar a sua verba. Se ela é pequena, você deve concentrar esforços com mailings de qualidade e procurar fazer a oferta de maneira relevante para o seu público. A conta para saber quantas pessoas você vai atingir depende do que vc chama de "atingir". Se é exposição, basta pegar a audiência do portal, ver quantas exposições o seu banner vai ter e aí você terá o seu número. NO caso do email marketing a média de abertura é de 30 a 60%. A de clique (segundo o Instituto Sherpa)de 4 a 18%). Na Advice, a média do VRM, para cliques é de 2% a 12%.