05 julho 2005

Satisfação on line

A gente sabe há muito tempo o quanto os bancos lucram. E como lucram!! Não ia ser diferente na internet, onde, além de atenderem o cliente por um valor muito inferior ao mesmo serviço offline, ainda conseguem fazer o dever de casa bem feito. Pelo menos nos EUA. Eu não conheço pesquisa de satisfação on line no Brasil. Mas há uma empresa americana chamada ForeSeeResults que trabalha fazendo pesquisa exatamente sobre satisfação on line dos clientes. E, usando uma metodologia consagrada nos EUA, da University of Michigan.s American Customer Satisfaction Index (ACSI), estuda aspectos muito interessantes. Isso inclui o comportamento não apenas dos compradores mas dos chamados "browsers". Aquele consumidor que olha, olha, pesquisa e não compra. Pelo menos não imediatamente.

Em recente pesquisa a ForeSeeResults descobriu (voltando aos bancos) que a satisfação do cliente americano dos bancos,na internet, cresceu 5,5% em relação a 2004. Que eles estão 40% mais propensos a comprar um serviço/produto on line e, em geral, recomendam 34% a mais do que os clientes off line, os serviços e produtos do seu banco. A chave está aí: boa experiência do cliente. (Fonte: ForeSeeResults)

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