30 junho 2005

Blog: Modo de Usar

Muita gente, principalmente clientes, têm nos perguntado na Advice qual afinal a função de um blog. É claro que a gente pode citar os objetivos já tão divulgados por aí, mas resolvemos fazer uma pesquisa um pouco maior e mais qualificada e abaixo tem o resumo da ampliação do uso do blog na linha de negócios. Os nomes estão em inglês mas a descrição está traduzida. Há outros, mas achei estes interessantes.
  • Thought Leadership Blogs: fortalecer identidade corporativa e em geral ajuda a solidificar a filosofia e cultura de uma empresa através da exposição constante da visão e pensamentos de seus líderes.
  • Customer Relationship Blogs: usados para fortalecer o relacionamento entre as empresas e os seus clientes.
  • Adverblogs: blogs usados para divulgar marcas ou atividades específicas (lançamento de um produto ou um evento, por exemplo). Normalmente usa um personagem de ficção como autor dos posts.
  • Media Relations Blogs: usado para divulgar notícias corporativas, responder à fatos noticiados na imprensa, comentar tendências relevantes do mercado.
  • K-logs, a.k.a. Knowledge Management Blogs: usados internamente nas empresas, de forma paralela às intranets, ajudam na comunicação entre colaboradores e na disseminação de conhecimento na organização.

Entender isso já é meio caminho, certo? Foi o jeito que a indústria da comunicação, onde a internet está inserida, achou para usar a seu favor o que nasceu como " diários digitais pessoais" . O grande pulo do gato desse "face business" é fazer com que no uso, digamos, mais estruturado no mix de comunicação, o blog não perca sua autenticidade.

29 junho 2005

Uma "Onda" Fundamental

Nos projetos que temos desenvolvido para os clientes usando o VRM - Virtual Relationship Management - a metodologia de trabalho da Advice que contém um aplicativo capaz de monitorar o comportamento on line do cliente -, temos feito descobertas muito interessantes.

Infelizmente não podemos divulgar tudo por motivos de confidencialidade dos projetos de clientes. Mas algumas estatísticas são gerais e uma, logo que observamos, praticamente virou regra para o nosso trabalho: a necessidade de envio segmentado de uma segunda onda de uma campanha de email marketing. Existem muitos fatores "não controláveis" do lado do cliente, na hora que você manda para ele um email. Ele pode não dar atenção à sua mensagem por motivos relacionados diretos à sua oferta e/ou comunicação ou simplesmente pode ter deixado de olhar por motivos como atender um telefone, responder outro email, ir ao banheiro... infinitos motivos que você só vai inferir. Saber ao certo... nunca. Ao olhar no VRM o índice de cliques e abertura, descobrimos que se pode voltar a alcançar esse público e "recuperar" essa atenção. Temos, em média, uma performance de até 30% de sucesso nesse segundo contato. Muitas vezes esse percentual ficando extremamente próximo da performance do primeiro envio. Agora, é importante monitorar e planejar esses contatos com responsabilidade. (Fonte: VRM Advice)

28 junho 2005

Simples, Criativo e Eficiente

Para quem ainda não viu, só clicar no link abaixo para ver a campanha "Reality Advertising", criada para a cola Super Bonder pela DM9DDB e que ganhou o Grand Prix em Cannes na categoria, este ano. A pagina, em inglês e português, oferece uma janela para o visitante digitar uma mensagem - que aparece na tela do monitor e prova que o reality show está acontecendo 'ao vivo' mesmo.
Campanha.

27 junho 2005

Viral Oxigena Campanha

Alguns posts atrás a gente falou de estar usando o Viral (inclusive no formato básico) com muito sucesso para vários clientes. Na imagem acima dá para ver como essa tática, que transforma o consumidor no seu "cliente divulgador", pode funcionar bem. Durante uma campanha normal de email marketing, esse gráfico acima apareceria com um pico de, no máximo, 48 horas. Depois os cliques tenderiam a zero no correr da campanha. Agora no gráfico, como as "ondas" de viral oxigenaram essa campanha de um cliente da Advice!!! (Fonte: VRM Advice)