- Thought Leadership Blogs: fortalecer identidade corporativa e em geral ajuda a solidificar a filosofia e cultura de uma empresa através da exposição constante da visão e pensamentos de seus líderes.
- Customer Relationship Blogs: usados para fortalecer o relacionamento entre as empresas e os seus clientes.
- Adverblogs: blogs usados para divulgar marcas ou atividades específicas (lançamento de um produto ou um evento, por exemplo). Normalmente usa um personagem de ficção como autor dos posts.
- Media Relations Blogs: usado para divulgar notícias corporativas, responder à fatos noticiados na imprensa, comentar tendências relevantes do mercado.
- K-logs, a.k.a. Knowledge Management Blogs: usados internamente nas empresas, de forma paralela às intranets, ajudam na comunicação entre colaboradores e na disseminação de conhecimento na organização.
Entender isso já é meio caminho, certo? Foi o jeito que a indústria da comunicação, onde a internet está inserida, achou para usar a seu favor o que nasceu como " diários digitais pessoais" . O grande pulo do gato desse "face business" é fazer com que no uso, digamos, mais estruturado no mix de comunicação, o blog não perca sua autenticidade.
2 comentários:
Mas não se corre o risco de tirar a espontaneidade do Blog? Eu acho que o blog tem que ser pessoal. E ponto.
Edson, acho que corre risco sim. Por isso é preciso ficar muito claro que o blog tem determinado objetivo. O que um internauta não vai tolerar é algo disfarçado. Se for claramente usado, como a Nike, a Sony e a própria Microsoft fazem, isso não é um problema.
Postar um comentário