26 junho 2005

3 Casos para Pensar... Bem!

Em comum, o fato de serem 3 grandes empreas, terem sido premiadas com Cyberlions em Cannes e terem usado o Viral como tática (incluída em cross media) de comunicação. Burger King: foram mais de 450 milhoes de acessos e 89 milhões de usuários únicos visitando o site. A Burger King conseguiu com o seu 'Subservient Chicken', Ouro no Cyberlions no ano passado. O que parece uma simples brincadeira para um desavisado que visite o site, faz parte de uma grande estratégia da rede para construir seu posicionamento em torno do conceito 'Have it your own way'.

Na Microsoft, graças a um esforço de marketing integrado, o game Halo 2 gerou US$ 125 milhões no dia de lançamento nos EUA - recorde da categoria. Um dos elementos deste esforço foi uma campanha de maketing viral chamada 'I love bees'. Começou com a divulgaçao da url -ilovebees.com - nos comerciais e trailers de pré lançamento do jogo. No site, apareciam coordenadas para locais especificos. As pessoas eram convidadas a seguir as indicaçoes num determinado dia e hora. Ao chegarem ao destino, os participantes encontravam um telefone público que começava a tocar. Era preciso atender para entender o mistério e ficar conhecendo o1o capítulo de uma história que poderia ser acompanhada pelo site. Cada novo capítulo só era revelado depois que as ligações para telefones públicos fossem atendidas.

E a Volvo usou o marketing viral no processo de rejuvenescimento na marca. Começou com a campanha 'The Mistery of Dalaro'. O filme de divulgação era um suposto documentário que conta a história do dia em que foram vendidos 32 unidades de um dos modelos da Volvo numa pequena cidade chamada Dalaro. Fazia parte do mistério não se ter certeza se era mesmo um documentário ou se era feito pelo anunciante. Quem entrasse no site para saber mais sobre o documentário, encontrava um pop up assinado por um tal Carlos Soto, que supostamente poderia revelar a verdade. Tudo para alimentar a repercussão do assunto. Depois do sucesso da iniciativa, a empresa sentiu que podia continuar o caminho e lançou a campanha 'Life On Board'. O resultado é que a Volvo bateu todos os recordes de venda da história da companhia em 2004. (Fonte: Blue Bus)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante isto. E muito bom este blog. Vou colocar nos meus favoritos. Sou fã da Advice. Já ouvi falar coisas muito legais da Risoleta e da Francis. Um grande abraço e voltarei sempre por aqui.

Anônimo disse...

Isto tudo é muito interessante sim, mas fico pensando se as empresas brasileiras estão preparadas para essas novidades.