30 junho 2005

Blog: Modo de Usar

Muita gente, principalmente clientes, têm nos perguntado na Advice qual afinal a função de um blog. É claro que a gente pode citar os objetivos já tão divulgados por aí, mas resolvemos fazer uma pesquisa um pouco maior e mais qualificada e abaixo tem o resumo da ampliação do uso do blog na linha de negócios. Os nomes estão em inglês mas a descrição está traduzida. Há outros, mas achei estes interessantes.
  • Thought Leadership Blogs: fortalecer identidade corporativa e em geral ajuda a solidificar a filosofia e cultura de uma empresa através da exposição constante da visão e pensamentos de seus líderes.
  • Customer Relationship Blogs: usados para fortalecer o relacionamento entre as empresas e os seus clientes.
  • Adverblogs: blogs usados para divulgar marcas ou atividades específicas (lançamento de um produto ou um evento, por exemplo). Normalmente usa um personagem de ficção como autor dos posts.
  • Media Relations Blogs: usado para divulgar notícias corporativas, responder à fatos noticiados na imprensa, comentar tendências relevantes do mercado.
  • K-logs, a.k.a. Knowledge Management Blogs: usados internamente nas empresas, de forma paralela às intranets, ajudam na comunicação entre colaboradores e na disseminação de conhecimento na organização.

Entender isso já é meio caminho, certo? Foi o jeito que a indústria da comunicação, onde a internet está inserida, achou para usar a seu favor o que nasceu como " diários digitais pessoais" . O grande pulo do gato desse "face business" é fazer com que no uso, digamos, mais estruturado no mix de comunicação, o blog não perca sua autenticidade.

29 junho 2005

Uma "Onda" Fundamental

Nos projetos que temos desenvolvido para os clientes usando o VRM - Virtual Relationship Management - a metodologia de trabalho da Advice que contém um aplicativo capaz de monitorar o comportamento on line do cliente -, temos feito descobertas muito interessantes.

Infelizmente não podemos divulgar tudo por motivos de confidencialidade dos projetos de clientes. Mas algumas estatísticas são gerais e uma, logo que observamos, praticamente virou regra para o nosso trabalho: a necessidade de envio segmentado de uma segunda onda de uma campanha de email marketing. Existem muitos fatores "não controláveis" do lado do cliente, na hora que você manda para ele um email. Ele pode não dar atenção à sua mensagem por motivos relacionados diretos à sua oferta e/ou comunicação ou simplesmente pode ter deixado de olhar por motivos como atender um telefone, responder outro email, ir ao banheiro... infinitos motivos que você só vai inferir. Saber ao certo... nunca. Ao olhar no VRM o índice de cliques e abertura, descobrimos que se pode voltar a alcançar esse público e "recuperar" essa atenção. Temos, em média, uma performance de até 30% de sucesso nesse segundo contato. Muitas vezes esse percentual ficando extremamente próximo da performance do primeiro envio. Agora, é importante monitorar e planejar esses contatos com responsabilidade. (Fonte: VRM Advice)

28 junho 2005

Simples, Criativo e Eficiente

Para quem ainda não viu, só clicar no link abaixo para ver a campanha "Reality Advertising", criada para a cola Super Bonder pela DM9DDB e que ganhou o Grand Prix em Cannes na categoria, este ano. A pagina, em inglês e português, oferece uma janela para o visitante digitar uma mensagem - que aparece na tela do monitor e prova que o reality show está acontecendo 'ao vivo' mesmo.
Campanha.

27 junho 2005

Viral Oxigena Campanha

Alguns posts atrás a gente falou de estar usando o Viral (inclusive no formato básico) com muito sucesso para vários clientes. Na imagem acima dá para ver como essa tática, que transforma o consumidor no seu "cliente divulgador", pode funcionar bem. Durante uma campanha normal de email marketing, esse gráfico acima apareceria com um pico de, no máximo, 48 horas. Depois os cliques tenderiam a zero no correr da campanha. Agora no gráfico, como as "ondas" de viral oxigenaram essa campanha de um cliente da Advice!!! (Fonte: VRM Advice)

26 junho 2005

3 Casos para Pensar... Bem!

Em comum, o fato de serem 3 grandes empreas, terem sido premiadas com Cyberlions em Cannes e terem usado o Viral como tática (incluída em cross media) de comunicação. Burger King: foram mais de 450 milhoes de acessos e 89 milhões de usuários únicos visitando o site. A Burger King conseguiu com o seu 'Subservient Chicken', Ouro no Cyberlions no ano passado. O que parece uma simples brincadeira para um desavisado que visite o site, faz parte de uma grande estratégia da rede para construir seu posicionamento em torno do conceito 'Have it your own way'.

Na Microsoft, graças a um esforço de marketing integrado, o game Halo 2 gerou US$ 125 milhões no dia de lançamento nos EUA - recorde da categoria. Um dos elementos deste esforço foi uma campanha de maketing viral chamada 'I love bees'. Começou com a divulgaçao da url -ilovebees.com - nos comerciais e trailers de pré lançamento do jogo. No site, apareciam coordenadas para locais especificos. As pessoas eram convidadas a seguir as indicaçoes num determinado dia e hora. Ao chegarem ao destino, os participantes encontravam um telefone público que começava a tocar. Era preciso atender para entender o mistério e ficar conhecendo o1o capítulo de uma história que poderia ser acompanhada pelo site. Cada novo capítulo só era revelado depois que as ligações para telefones públicos fossem atendidas.

E a Volvo usou o marketing viral no processo de rejuvenescimento na marca. Começou com a campanha 'The Mistery of Dalaro'. O filme de divulgação era um suposto documentário que conta a história do dia em que foram vendidos 32 unidades de um dos modelos da Volvo numa pequena cidade chamada Dalaro. Fazia parte do mistério não se ter certeza se era mesmo um documentário ou se era feito pelo anunciante. Quem entrasse no site para saber mais sobre o documentário, encontrava um pop up assinado por um tal Carlos Soto, que supostamente poderia revelar a verdade. Tudo para alimentar a repercussão do assunto. Depois do sucesso da iniciativa, a empresa sentiu que podia continuar o caminho e lançou a campanha 'Life On Board'. O resultado é que a Volvo bateu todos os recordes de venda da história da companhia em 2004. (Fonte: Blue Bus)

25 junho 2005

Midia on Line sem conceito de massa

Não, isto não é uma receita de espaguete ;-)) (ou spaguetti). Mas parece que a internet avança, avança e os conceitos de mídia on line ainda não conseguem ir adiante. Ainda encontramos na maioria dos portais da web um conceito de "spray and pray" para justificar banners em ambiente múltiplos como se fossem revistas impressas semanais. Especialmente no caso de verba apertada, o que se deve fazer é um plano de mídia cirúrgicamente segmentado, concentrado. É melhor focar em um ou dois ambientes específicos de um site segmentado do que buscar, por exemplo, uma capilarização em vários. E digo mais, entre banners no portal e compra de mailing, prefira estes. Especialmente se você tem como trackear o comportamento on line do seu target e se pensa usar esse comportamento para ações futuras. O email marketing com nossos clientes tem sido muito mais eficiente do que a mídia on line. Mas é evidente que um bom plano de mídia on line pode ser potencializador da comunicação como um todo. Keep it in your mind!

24 junho 2005

Brasil 1... ao mar!

A gente é da tripulação virtual mas ficou muito emocionado e feliz ao ver, lá no guidaste, pronto para ir ao mar, o sonho dos empreendedores do Brasil 1. Dia de virar realidade. Dia do batismo, na Marina da Glória. O projeto, que levará pela 1a. vez brasileiros à mais famosa regata do mundo, é uma realidade que já está com o casco no mar. Ventos maravilhosos o leve e ventos vitoriosos o tragam, Brasil 1, é o desejo da Advice que navega nesse regata, junto com você, pela web.

22 junho 2005

Brasil 1 a Caminho do Mar

Pessoal, vamos abrir espaço para falar da grande jornada que se aproxima. O primeiro barco brasileiro a participar da mais importante regata de volta ao mundo (a Volvo Ocean Race) vai ser batizado nesta quinta-feira. O casco do valoroso barco que terá como comandante uma lenda do nosso esporte - Torben Grael - vai cair nas águas da Marina da Glória, com direito a Presidente Lula e esposa. No site do Brasil 1, as pessoas podem mandar uma mensagem de Boa Sorte para o Brasil 1 e arriscam ganhar um linda camiseta personalizada. Veja LÁ!

21 junho 2005

Regras de Ouro do Email Marketing

Você sabe porque as taxas de conversão (abertura e fundamentalmente cliques) na sua campanha de email marketing podem ser um fracasso ou um sucesso? Existem algumas centenas de fatores e muitos deles são chamados "não controláveis", pois estão na dependência do comportamento do seu cliente. Mas entre os "controláveis", segundo a DMA (Direct Marketing Association), não deixe de prestar atenção em: 1) A relevância da sua oferta; 2) A qualidade do seu Subject (Assunto) e 3) O remetente. A combinação desses 3 fatores são fundamentais para que a taxa de conversão seja interessante. Com muitas variaçôes. Para saber a relevância de uma oferta para um determinado público é preciso conhecê-lo muito além de um mailing comprado. Para usar o " subject" correto é preciso ter uma equipe criativa que tenha mais do que boas idéias. Precisa entender de regras anti-Spam, saber que não deve usar mais do que 40 caracteres... E, finalmente, para ser um remetente de credibilidade, a empresa precisa de um trabalho on line consistente, profissional e criativo. Mas, principalmente, claramente respeitando a privacidade do cliente e mantendo suas regras de grande empresa no trato com seu target on line.

20 junho 2005

Cameras On line e Viral melhoram vida de Hotel

Na maior parte do mundo um dos setores onde a internet tem "voado" rápido é no setor de turismo. Desde a compra do ticket até a reserva de shows passando evidentemente pelo hotel. Pare 5 minutos para ler a estratégia do Hotel Hard Rock para conseguir ampliar suas reservas. A estratégia usou câmeras ao vivo no site, um game viral e... ainda que em certo desuso... foruns. Veja aqui!.

18 junho 2005

A Força do Viral

Há muito tempo a gente ouve falar de testemunhal. Vem desde outras disciplinas da comunicação como a Assessoria de Imprensa e vai até o nosso vizinho que nos recomenda uma loja, um produto. Um testemunhal é a melhor propaganda do mundo. Por isso o Marketing Viral, que nada mais é do que um "boca-a-boca" virtual, tem um poder impressionante. Sozinho é uma tática que realmente pode levar os produtos e seus benefícios (e muitas vezes seus malefícios) a todo tipo de comunidade virtual. Recentemente fizemos um trabalho para o lançamento de um produto da Wella que gerou, em relação ao mailing que recebeu o email marketing, quase 50% de contatos virais. Ou seja, do público que recebeu a comunicação da empresa, uma parcela enorme gostou tanto do assunto que o recomendou "viralmente" para um número impressionante de outras pessoas. Nesse caso, sai de cena a comunicação "empresa-consumidor" e entra forte a "consumidor-consumidor". Entrar na cabeça do cliente, é o melhor que uma marca pode desejar. E na internet, um clique significa milhares de recomendações para que isso aconteça.

16 junho 2005

Advice na Blogsfera

O conhecimento tem sido um esteio a sustentar a sobrevivência da raça. Daí, nós da Advice nos dobramos ao tempo do blog e sua comunidade (a blogosfera) para dividir com quem desejar, as idéias, notícias e reflexões que todos os dias nos sacodem a mente a lembrar: a internet é mais revolucionária do que a máquina a vapor! Todos os dias temos uma notícia, um pensamento, um case que nos comprovam isso. Não seria sensato não dividir. A revolução que por aqui passa é basicamente conhecimento. Pois nos damos o direito de achar que podemos ser um pouco da lenha para ajudar a manter aceso o fogo desse novo tempo. Venham comigo (e conosco) e se quiserem saber mais quem é o Edgard da Advice, é só ler no meu perfil!

Buzz Marketing

Você já ouviu falar de Buzz Marketing? Pois então leia com atenção a estratégia que a Audi usou para lançar um de seus modelos. Destaque para os "donos" do projeto que bancaram algo criativo e com algum risco. Mas sem risco, não dá para ter diferencial. O fato é que as marcas não podem fazer mais projetos de comunicação sem passar pela internet, onde pode estar o grande pulo do gato quando se trata de competir. Leia aqui.

15 junho 2005

Os blogs vieram para ficar?

Você acha que os blogs são moda passageira? Os números são impressionantes. O Technorati, um buscador que monitora os blogs, apontou a existência de mais de 8 milhões de diários on-line em 21 de março, ante 100.000 há apenas dois anos. Um novo blog é criado a cada 7,4 segundos. São, portanto, 12.000 novos blogs por dia; 275.000 entradas diárias e 10.800 atualizações por hora. Recentemente, atribuiu-se aos blogs a culpa por uma série de eventos. Eles seriam responsáveis, por exemplo, pela saída do âncora Dan Rather do noticiário da CBS; por demonstrações não autorizadas dos mais novos produtos da Apple e também pela nova transparência observada nas campanhas presidenciais. (Fonte: Wharton)